A SMC faz parte do Comitê da ISO que estuda e estabelece normas de segurança de máquinas, em especial no setor de produtos pneumáticos. Dessa forma, nossos especialistas participam da definição dos padrões que orientam o desenvolvimento de máquinas para o mercado global.

Apesar de comercializarmos componentes, muitos fabricantes de máquinas querem catálogos com exemplos de implementação. O conhecimento que obtemos dos padrões de sistemas de segurança ao participar da ISO nos ajuda a elaborar esses exemplos, bem como a desenvolver novos projetos para nossos clientes.

Além disso, temos de observar sempre as necessidades de nossos clientes e refleti-las nos padrões de máquinas. Quanto mais conhecimento tivermos, mais ágil pode ser nossa resposta.

Ao participarmos de comitês como esse, também ficamos por dentro das tendências. No nosso segmento, a novidade é o diagnóstico de bordo, equipamentos pneumáticos com sensores embutidos. Essa tecnologia já está disponível no Brasil nas válvulas de retenção pilotadas com monitoramento por sensor da série XT34-303-F01. Mas o futuro trará ainda mais produtos com esse tipo de sensor. Aguardem!

Patrick Wotawa

Especialista em Padronização e Segurança Operacional da SMC Áustria