Aumentar a competitividade da indústria por meio de soluções que tornam as fábricas mais produtivas, eficientes e inteligentes, permitindo que seus clientes vençam em um cenário global cada vez mais acirrado. Esse é o propósito da Pollux, empresa que comemorou, no ano passado, 20 anos de existência, tendo desenvolvido mais de 1.000 soluções em automação para cerca de 300 clientes em diversos segmentos industriais.

Flávio Rizzo Hahn, diretor de Engenharia da Pollux Automation - eConnection SMC

Flávio Rizzo Hahn, diretor de Engenharia da Pollux Automation

Com três unidades de negócios bem definidas – Pollux Automation, Pollux Robotics e Pollux Digital –, a empresa se destaca no desenvolvimento de linhas de montagem, sistemas robotizados, sistemas de inspeção e testes, soluções de rastreabilidade e de internet industrial.

Nesta entrevista à eConnection, o diretor de Engenharia da Pollux Automation, Flávio Rizzo Hahn, comenta alguns projetos recentes da empresa e a contribuição da SMC para continuar sempre inovando.

1. A Pollux vem investindo em uma nova abordagem de mercado para incentivar o uso de robôs colaborativos na indústria. Qual a expectativa desse projeto?

Trata-se de uma abordagem em que as soluções envolvendo os robôs colaborativos são oferecidas ao mercado em forma de locação, combinada com a prestação de diversos serviços essenciais para o sucesso e a manutenção da aplicação, incluindo o mapeamento de oportunidades na planta do cliente, o projeto de engenharia, simulação, análise de risco, instalação, programação e suporte técnico permanente. No ano passado, consolidamos e validamos este modelo de negócio, e temos metas audaciosas de crescimento para os próximos anos, atendendo a diversos segmentos industriais.

“Neste momento, a SMC apresenta a melhor relação custo benefício ao mercado de automação”

2. A Pollux é vista pelo mercado como uma empresa inovadora, sempre atualizada em termos tecnológicos e associada a fornecedores de ponta. Como a SMC vem contribuindo para os seus projetos?

Como um dos maiores provedores globais de tecnologia para automação industrial, a SMC participa ativamente de todo nosso processo de desenvolvimento de sistemas avançados de manufatura, fornecendo suporte técnico e treinamentos constantes, mantendo nossa equipe atualizada e capacitada para aplicar as mais avançadas tecnologias em nossas soluções para a indústria.

3. Em parceria com a SMC, a Pollux desenvolveu um dispositivo para um cliente que fabrica e embala implantes dentários. Pode contar um pouco como foi esse projeto?

Trata-se de um equipamento desafiador em função de sua elevada produtividade e das peculiaridades do produto em si, como sua ampla gama de modelos e características geométricas que dificultam sua manipulação, requerendo sistemas e dispositivos flexíveis e com elevada dinâmica. Neste sentido, a adoção dos eixos elétricos da SMC foi essencial para o sucesso do projeto, conferindo elevada dinâmica e flexibilidade aos diversos dispositivos do equipamento.

Pollux Automation - eConnection SMC4. Há outros projetos em conjunto que o senhor pode nos adiantar?

Trabalhamos de forma intensa e abrangente com diversos segmentos industriais e em diferentes países. Esta ação ampla nos permite enxergar oportunidades de forma mais uniforme, independentemente de crises que possam afetar os investimentos em determinadas regiões, países ou segmentos industriais.
Neste momento, estamos trabalhando em diversos projetos, incluindo o desenvolvimento de linhas de montagem para o segmento automotivo, sistemas robotizados, equipamentos de inspeção e testes, além de soluções de rastreabilidade e de conectividade para as fábricas. Em praticamente todos estes desenvolvimentos, contamos com o constante suporte, produtos e soluções tecnológicas da SMC.

5. Para o senhor, quais são os principais diferenciais da SMC perante a concorrência?

Creio que, neste momento, a SMC esteja apresentando a melhor relação custo benefício ao mercado de automação, o que contempla a oferta de produtos e equipamentos de qualidade e desempenho excepcionais, preços competitivos e excelente suporte técnico e comercial.

“As empresas que não investirem em tecnologia terão muita dificuldade para se manterem em um mercado cada vez mais competitivo”

6. Estamos começando um novo ano. Quais as suas expectativas para 2017?

Acredito em um ano de forte crescimento dos negócios em nossa área de atuação, apesar do momento ainda adverso de nossa economia. É uma visão otimista, sem dúvida, mas baseia-se no fato de que nossos clientes estão cada vez mais conscientes da importância da automação como ferramenta chave para aumentar sua competitividade. As empresas que não investirem em tecnologia terão muita dificuldade para se manterem em um mercado cada vez mais competitivo. Não há tempo a perder.

7. Como a parceria com a SMC faz diferença para o seu negócio?

Alinhado com nosso propósito, precisamos de parceiros que nos ajudem a desenvolver soluções e sistemas de manufatura que tragam, realmente, vantagens competitivas para nossos clientes. E acreditamos que este objetivo só é alcançado quando se trabalha com líderes globais de tecnologia, em um relacionamento colaborativo baseado em princípios éticos e morais que nos permitam construir relações duradouras. Temos a SMC perfeitamente enquadrada neste conceito.