Fundada em 1939 pelo imigrante alemão Gustavo Copé, a Copé é uma indústria de máquinas 100% brasileira, focada em soluções tecnológicas para o processamento da borracha. Com sede em São Leopoldo (RS) e presença global – incluindo toda a América, Europa, Ásia e África –, a empresa fornece equipamentos para laboratórios de pesquisa e desenvolvimento até linhas completas de equipamentos para os maiores fabricantes mundiais do segmento da borracha, além de produzir máquinas para a recapagem de pneus.

Nesta entrevista à eConnection, a gerente administrativa da companhia, Sofia Copé Heller Michel, fala sobre a parceria da Copé com a SMC, sua fornecedora exclusiva de equipamentos pneumáticos.

Copé Indústria

Equipe da Copé: Adriana Bauermann (compradora), Gilberto Cislaghi Júnior (gerente de Engenharia), Sofia Copé Heller Michel (gerente administrativa) e Fernando Kusiak (projetista)

Desde 2015 a SMC é fornecedora exclusiva de equipamentos pneumáticos para a Copé. O que contribuiu para essa escolha?

A escolha da SMC como fornecedora é baseada em três principais fatores: apoio de venda técnica, presença global e qualidade do produto. Além disso, uma caraterística muito importante da SMC é a participação no desenvolvimento de novos projetos. A Copé cria soluções conforme a necessidade dos clientes, e precisa de fornecedores que atuem em conjunto. Nesse sentido, a SMC tem sido uma grande parceira.

Qual o diferencial dos projetos que têm a participação da SMC?

A parceria da SMC no desenvolvimento dos nossos projetos nos permite trabalhar com a certeza de um apoio técnico extremamente presente, com soluções aplicadas de maneira robusta e de forma objetiva. Tudo isso, aliado à qualidade dos produtos SMC, nos confere a certeza de um fornecedor de excelência.

Copé IndústriaQue projetos a SMC e a Copé vêm desenvolvendo em conjunto?

Atualmente desenvolvemos, em parceria com a SMC, um sistema de resfriamento de mantas de borrachas para uma empresa multinacional, sendo esse o maior projeto nacional da empresa.

Como está o seu segmento de mercado neste ano e quais as perspectivas para os próximos meses?

O segmento apresenta uma demanda abaixo dos níveis anteriores. Nossa expectativa de melhora e retomada do crescimento a curto prazo está baseada, principalmente, no mercado externo.

Como a parceria com a SMC faz diferença para o seu negócio?

Os produtos SMC estão alinhados com a qualidade que aplicamos aos nossos equipamentos, e as equipes técnicas e comerciais trabalham de maneira rápida e eficiente, fazendo com que essa parceria gere um diferencial.

Precisão e confiabilidade

Na produção de suas máquinas, a Copé utiliza painéis com equipamentos SMC, desenvolvidos em conjunto pelas equipes de Engenharia da Copé e da SMC e montados na unidade da SMC em São Bernardo do Campo (SP). Esses painéis são customizados de acordo com as necessidades da Copé e de seus clientes.

Copé IndústriaEm um dos projetos mais recentes, desenvolvido para uma indústria de pneus, foram utilizados três painéis ao longo da máquina para fazer o funcionamento de uma guilhotina para um sistema de entrada, contendo um dispositivo de corte, um de emenda e um de marcação – todos eles para borracha.

“Dentro dos painéis foram usadas válvulas das séries VFS e SY 7000, além de filtros reguladores, pressostatos e outros componentes”, diz Paulo Vicente Estephanio, consultor técnico SMC da filial Porto Alegre.

“Como resultado, obtivemos um bom funcionamento da máquina nos quesitos precisão, repetibilidade e confiabilidade, além da durabilidade dos equipamentos – o que mais interessa para a Copé e que ficou destacado nesta máquina”, comenta Fernando Kusiak, projetista da Copé e participante do projeto.

Adriana Bauermann, compradora da Copé, destaca a ótima parceria comercial que tem com a SMC: “O consultor atende prontamente, é altamente qualificado e está sempre aberto a negociações. Essa parceria só vem crescendo devido ao apoio técnico e qualidade dos produtos”, finaliza.