Fundada em 1989, a Motoman Robótica, empresa subsidiária do grupo Yaskawa, é líder em robótica industrial nas Américas. Com mais de 360 mil robôs industriais, 10 milhões de servomotores e 18 milhões de inversores instalados globalmente, a Motoman fornece produtos e soluções de automação para praticamente todos os setores e aplicações robóticas.

Gustavo Barini, gerente de Engenharia da Motoman

Gustavo Barini, gerente de Engenharia da Motoman

Com uma linha de produtos que inclui mais de 150 modelos de robôs industriais, a Motoman tem como prioridade fornecer qualidade e inovação, garantindo a satisfação do cliente e ajudando-o a superar suas metas de automação. Nesta entrevista à eConnection, o gerente de Engenharia da Motoman do Brasil, Gustavo Barini, comenta os planos da empresa e sua parceria com a SMC.

1. Qual o mercado de atuação da Motoman e onde a empresa está presente?

Os nossos robôs podem ser aplicados em todos os mercados. Entretanto, a nossa maior participação é na indústria metal-mecânica. Estamos presentes também em bens de consumo, indústria alimentícia, agrícola, entre outras.

2. Recentemente a SMC forneceu à Motoman um Thermo Chiller para o equipamento de solda laser Trumpf. Pode comentar um pouco sobre os diferenciais que fizeram com que o senhor escolhesse a SMC?

A tecnologia foi um dos critérios relevantes. Por se tratar de um sistema complexo, que exige segurança na troca de calor, algumas funções necessárias já estavam embarcadas no chiller.

3. Há outros projetos em conjunto entre a SMC e a Motoman?

Sempre há. Temos a SMC como uma parceira chave para novos projetos inovadores.

4. A Motoman é cliente da SMC há 10 anos. O que o senhor poderia destacar desse tempo de parceria?

Apesar dos 10 anos, a parceria se fortaleceu nos últimos três anos. Hoje podemos considerar a SMC como parceira chave.

5. Quais os planos da Motoman para este ano? O senhor prevê algum crescimento?

Estamos planejando um volume de negócios similar ao realizado em 2016. Para isso, estamos investindo na reestruturação dos processos internos de forma a melhor atender a demanda de 2017.

6. Como a parceria com a SMC vem contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos?

Em ordem de relevância: preço, prazo, qualidade, atendimento e tecnologia.