A indústria automobilística sempre está na vanguarda das novas tendências tecnológicas que são aplicadas em sua linha de produção. Como um dos líderes globais para fornecimento neste tipo de mercado, a SMC vem atuando ao lado das montadoras no desenvolvimento de projetos para automação e modernização de seus processos.

Nesta entrevista, Marcos Silva, especialista de Produto da SMC, fala sobre os Módulos de Comunicação Serial, um tipo de tecnologia que vem ganhando força nesse mercado.

Módulo de Comunicação Serial EX245O que é o módulo de comunicação serial e qual o seu papel na indústria automobilística?

De maneira geral, os dispositivos de comunicação serial trabalham enviando os dados um de cada vez, sequencialmente, através de um único canal de comunicação, diferente dos módulos que usam acionamentos ponto a ponto, em que são necessários vários canais para realizar a mesma função. Na indústria automobilística existe uma grande demanda de acionamentos e a utilização deste tipo de equipamento reduz significativamente a quantidade de material e mão de obra utilizados em sua instalação.

Qual o diferencial dos módulos de comunicação serial da SMC?

Os módulos da SMC possibilitam a integração com os nossos blocos de válvulas, permitindo o acionamento das mesmas por meio de um único cabo, podendo ser aplicado nos mais diversos protocolos de rede industrial. Isso faz com que a instalação fique simplificada e o tempo de implementação do dispositivo seja reduzido. Também é possível utilizar os módulos de entrada e saída integrados ao sistema, o que torna esse tipo de dispositivo mais flexível. Com o módulo de comunicação serial, o tempo de acionamento das válvulas também pode ser reduzido.

Módulo de Comunicação Serial EX245

Quais as opções disponíveis para este tipo de produto?

Possuímos uma grande variedade de produtos desta categoria, que podem ser utilizados nas mais diversas aplicações. Temos, por exemplo, modelos que utilizam fibra óptica como meio físico de comunicação, com conectores do tipo AIDA, com função “Quick Connect”, entre outras. No geral, esses dispositivos são leves e de tamanho compacto, possibilitando a instalação em diversos lugares.

Quais os principais resultados obtidos nos clientes onde o dispositivo já foi instalado?

Sempre recebemos como feedback redução do tempo de instalação e nos custos com mão de obra. Os clientes também ficam muito satisfeitos com as funções de diagnóstico integradas ao dispositivo, que facilitam a manutenção e permitem até a prevenção de falhas em determinados componentes.

Módulo de Comunicação Serial EX245Além da indústria automobilística, que outros clientes podem se beneficiar desse produto?

As indústrias do segmento alimentício e de bebidas também possuem uma boa demanda para este tipo de tecnologia, entretanto, o mesmo pode ser aplicado em todos os segmentos industriais.

Qual o suporte que a SMC oferece para um cliente que se interessar pelo produto?

A SMC possui uma equipe de engenharia pronta para dar todo o suporte e também para ir até o cliente entender a sua necessidade e então fornecer a melhor solução. O cliente que se interessar pelo produto pode solicitar uma visita por meio dos contatos disponíveis em nosso website.