Com alto nível de controle, precisão e monitoramento, os atuadores elétricos vêm ganhando espaço não somente na indústria automobilística, onde são mais utilizados, mas também nos setores farmacêutico, alimentício e de embalagens.

Nesta entrevista à eConnection, o especialista de Produto Marcelo Mendes, da SMC, comenta o crescimento dos atuadores elétricos no mercado, suas aplicações e diferenciais em relação à concorrência.

Atuador Elétrico SMCO que são atuadores elétricos e qual sua principal função?

Atuadores elétricos são atuadores servo acionados, com possibilidade de programação para posições de parada, rampas de aceleração, desaceleração e força. A função principal deste tipo de produto é garantir o posicionamento de uma peça com precisão e com o nível de controle exigidos pelo processo.

Quais as aplicações mais comuns?

São muito utilizados em sistemas de movimentação de peças em que se exigem paradas intermediárias com precisão, controle de velocidade e força. Como exemplo, temos: sistemas pick and place, dispositivos de montagem de peças por recravamento, controle de profundidade de solda em geral, principalmente em sistemas por ultrassom e termofusão, assim como em sistemas cartesianos para aplicação de cola.

Em que tipo de indústria são mais utilizados?

Atualmente temos maior demanda no segmento automobilístico, mas desenvolvemos muitas soluções na indústria farmacêutica, alimentícia e de embalagens. Em todos os processos que exigem posicionamento preciso e controle de força ou velocidade podem ser aplicados atuadores elétricos.

Recentemente, a SMC realizou uma aplicação diferente com este produto. Como foi o projeto?

Efetuamos a venda de um robô cartesiano XYZ para movimentação de peças, onde é exigido precisão no posicionamento, por conta de posições específicas. O projeto foi desenvolvido pela engenharia da SMC e o cliente ficou muito satisfeito, pois o custo benefício foi excelente. Este tipo de solução tem um alto potencial de aplicação, pois os clientes preferem uma solução customizada de acordo com suas necessidades.

Atuador Elétrico SMCQual o diferencial do atuador elétrico da SMC em relação à concorrência?

Os atuadores elétricos SMC possuem muitos diferenciais. Há inúmeras variações para diversas aplicações, como produtos com classificação de sala limpa para indústria farmacêutica e alimentícia. Além disso, são muito compactos se comparados aos demais presentes no mercado, possuem baixo consumo de energia e excelente custo benefício.

Há vários tipos de produtos dentro da linha da SMC? Como se diferenciam?

Possuímos uma linha muito diversificada, com modelos variados, desde atuadores rotativos, lineares com e sem haste, stoppers, grampos elétricos e garras com controle de força de aperto. No total são 12 séries, que se diferenciam pelo tipo estrutural do corpo, projetado especificamente para cada tipo de aplicação.

Como está o mercado para este produto?

Tivemos um resultado muito positivo nos últimos três anos. Mesmo durante as baixas produções dos últimos dois anos devido à queda do setor automobilístico, tivemos crescimento expressivo no número de aplicações desenvolvidas. Estou bem otimista para os próximos anos. A indústria está passando por um processo de atualização tecnológica e os atuadores elétricos são produtos projetados para atender ao nível de controle, monitoramento e recursos demandados por essa nova revolução industrial.