Indústria EMT

Catito e Tiago Rosso, da EMT

Fabricante de máquinas para corte, dobra e conformação de tubos e perfis metálicos, a indústria EMT é um grande parceiro da SMC, com quem mantém exclusividade na área de pneumáticos. Com mais de 15 anos de experiência, a EMT atende todo o mercado nacional e exporta para a América Latina e México.

Nesta entrevista à eConnection, o diretor da empresa, Castilhos Tolfo, mais conhecido como Catito, comenta os últimos projetos da EMT e os resultados que vem obtendo em parceria com a SMC.

Qual a principal área de atuação da EMT?

Temos muita experiência no desenvolvimento de máquinas especiais, células robóticas de movimentação e de soldagem. O mercado em que o tubo é empregado abrange uma área muito diversificada, incluindo indústria moveleira, automobilística, aeronáutica, agrícola, ônibus e linha branca (eletrodomésticos).

Qual a participação da SMC nos produtos da EMT?

A EMT é, desde o início, fabricante de máquinas. Sempre focada na indústria metalmecânica, desenvolveu máquinas para diversos sistemistas da indústria automotiva como, por exemplo, tubulações de freios, escapamentos, bocais de combustíveis, sistemas de suspensão, ar condicionado, estruturas de bancos e amortecedores. Nessas aplicações invariavelmente podem ser usados sistemas pneumáticos e hidráulicos e é onde a SMC, como nossa principal fornecedora, entra com produtos como atuadores, garras, válvulas, conexões, preparação de ar, sensores, entre outros.

Indústria EMT

Fachada da EMT

A EMT é um grande comprador de atuadores hidráulicos da SMC. Para o senhor, qual o diferencial dos nossos atuadores?

Os atuadores hidráulicos da SMC, pela sua diversidade em termos de capacidade e características, auxiliam muito nosso desenvolvimento de máquinas e projetos especiais, pois atuamos em praticamente todos os setores da indústria metalmecânica.

Como a parceria com a SMC contribui no desenvolvimento dos seus projetos?

A SMC possui uma grande gama de produtos que, a nosso ver, são muito confiáveis. Quando usamos os componentes SMC em nossos projetos, essa confiança acaba sendo retransmitida aos nossos clientes. Além disso, a SMC oferece suporte técnico e comercial excelente, por meio da presença constante de seu consultor Rodrigo Manfro e do supervisor da região, Rafael Turcatel.

Indústria EMT

Máquina de componentes automotivos, com atuador elétrico, garra pneumática e junta rotativa da SMC

A SMC é fornecedora exclusiva de equipamentos pneumáticos para a EMT. Por que o senhor escolheu a nossa empresa?

A SMC é nossa melhor parceira no segmento. E a parceria existe pelo excelente atendimento técnico e comercial, ótima relação custo benefício, pela reciprocidade e rapidez de entrega. A empresa nos garante estoque com entrega imediata de praticamente tudo o que utilizamos.

Quais as suas expectativas para 2017?

Esperamos que nesse segundo semestre se mantenha o crescimento evidenciado no último trimestre.

Como a parceria com a SMC faz diferença para o seu negócio?

Os produtos da SMC nos dão garantia de produzir máquinas com qualidade, segurança e longa vida útil.

Linha automatizada

Indústria EMT

Máquina que fabrica utilidades domésticas, utilizando atuadores elétricos da SMC

Um dos projetos em que a EMT vem trabalhando em parceria com a SMC é uma máquina para fabricação de utilidades domésticas, como cadeiras de praia, varais, escadas etc. “Essa linha de produtos caracteriza-se por grandes volumes diários de produção, algo similar à indústria de automóveis, o que nos remete a equipamentos com características mais específicas”, diz o gerente de Compras da EMT, Tiago Rosso.

Segundo o gerente, nesse tipo de equipamento todos os processos necessários para a produção dos componentes (corte, dobra, furação, conformação) se dão de forma totalmente automatizada. “Isso reduz muito o tempo de fabricação das peças e, consequentemente, o custo do produto, aumentando a nossa competitividade. ”

Rodrigo Manfro, consultor técnico da SMC na filial Rio Grande do Sul, comenta que uma máquina como essa desenvolvida pela EMT utiliza atuadores elétricos rotativos, juntas rotativas, garras pneumáticas e atuadores hidráulicos, além de todos os itens básicos da pneumática SMC (preparação de ar, válvulas, conexões e mangueiras).