Basta entrar em um supermercado para se ter uma ideia da quantidade e variedade de embalagens plásticas disponíveis – desde aquelas que recobrem peixes, carnes e outros alimentos até as mais resistentes, para cosméticos e utilidades domésticas. Mas não para por aí: indústrias como a metalúrgica, farmacêutica/hospitalar, química e muitas outras necessitam de embalagens para seus produtos.

Indata Pack System do Brasil - SMC eConnectionPara atender a essa crescente demanda, foi inaugurada em 2004, na pequena cidade de Palhoça, em Santa Catarina, a Indata Pack System do Brasil, uma organização de origem argentina. Em 2008, a unidade deu início à produção de equipamentos para atender exclusivamente ao mercado nacional.
Veja nesta entrevista com Fernando Caretti, diretor presidente da Indata no Brasil, como foi o ano de 2016 para a empresa, as perspectivas para 2017 e como a parceria com a SMC influencia nos seus negócios.

Dentro do mercado de embalagens, qual a especialidade da Indata?

Nossa empresa se dedica à fabricação de máquinas para blister, encartelados e embalagens termoformadas em PET, PET/PE, PVDC e PVC. Temos a flexibilidade de instalar máquinas blistadeiras Indata na empresa cliente, produzir embalagens termoformadas para serem seladas no cliente ou mesmo terceirizar todo o processo de embalagem – o que melhor atender as necessidades do nosso cliente.

Qual foi seu lançamento mais importante neste ano?

Lançamos a máquina A-150, que alia economia e performance. Esse equipamento para confecção de blisters foi concebido com foco na relação custo benefício para pequenas e médias empresas, pois oferece as mesmas vantagens das termoformadoras contínuas maiores em menor espaço físico e sem abrir mão da qualidade.

Indata Pack System do Brasil - SMC eConnectionComo é a parceria da Indata com a SMC?

Nossa parceria teve início em 2014, quando passamos a comprar cilindros, válvulas, conexões e outros componentes diretamente da fábrica. A SMC oferece produtos de qualidade, que atendem as nossas necessidades a preços acessíveis.

Essa parceria faz diferença para os seus negócios?

Com certeza. A parceria com a SMC possibilita alavancar os negócios, pois a colaboração mútua traz confiança e satisfação para nossos clientes. O bom trabalho que a SMC tem realizado no Brasil nos últimos anos tornou a empresa uma grande aliada comercial, tecnológica e estratégica.

Como foi o ano de 2016 para a Indata e quais as perspectivas para 2017?

Como na maioria dos segmentos, foi um ano marcado pela instabilidade, sem possibilidade de prever os rumos da economia e, por consequência, dos negócios. Para 2017, a expectativa é de retomada do crescimento das vendas, mesmo ainda com algumas incertezas políticas e econômicas.