Seminário Segurança de Máquinas - AbimaqA ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos realizou, de 3 a 5 de abril, em São Paulo, o 1º Seminário Internacional de Segurança de Máquinas. O especialista em Segurança e Normatização da SMC Áustria, Patrick Wotawa, foi um dos palestrantes do evento e falou sobre os Parâmetros de Segurança Pneumática em equipamentos e máquinas industriais.

Segundo Patrick, o evento foi um sucesso, pois a SMC apresentou-se ao lado de outros fabricantes de máquinas de alta tecnologia. “O destaque na palestra da SMC foi a discussão da norma regulamentadora brasileira – NR-12, com ênfase para as tecnologias de fluxo cruzado, detecção mecânica e por sensor do carretel de válvulas direcionais e possíveis falhas nas vedações”, comenta Patrick.

O evento contou com palestrantes renomados e especialistas de diferentes entidades e empresas da Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Japão e América do Sul, que abordaram temas como: segurança de máquinas como base da manufatura avançada, impacto dos negócios devido à normatização, normas internacionais de segurança e segurança de robôs colaborativos.