A umidade é um problema crônico nas indústrias. A falta de cuidado com a geração de ar comprimido é o grande vilão dos sistemas de automação em geral, sejam eles eletrônicos, mecânicos ou pneumáticos. Entre os problemas causados pela umidade, estão a remoção da lubrificação interna dos equipamentos, corrosão dos componentes internos e externos de válvulas e atuadores e sujidade dentro dos componentes. Tudo isso, além de reduzir a vida útil dos equipamentos, causa prejuízos no processo de produção que podem impactar o seu produto final.

E esse é um problema que impacta todo tipo de indústria: se você utiliza ar comprimido em seu sistema produtivo, está sujeito ao excesso de umidade. Nas indústrias instaladas nas regiões mais quentes o problema se agrava, pois o calor amplia a possibilidade de umidade.

Mas nem tudo está perdido! A instalação de equipamentos simples, mas eficientes, pode eliminar por completo esse transtorno. Há hoje no mercado produtos específicos para cada tipo de aplicação e de ambiente.

Veja a seguir as nossas dicas para reduzir a umidade no seu processo produtivo.

1. Secadores de Ar

O secador de ar comprimido tem como principal função eliminar a água do sistema, deixando o ar tecnicamente seco. O processo de secagem depende do tipo do secador, que pode ser por refrigeração, adsorção ou membrana.

A SMC tem cinco linhas de secadores de ar: ID (secador por adsorção), IDG e IDK (secadores de membrana), IDF e IDU (secadores por refrigeração).

Os secadores de refrigeração e adsorção são indicados para aplicações onde as vazões são maiores, podendo variar de 780 l/min a 65.000 l/min. São equipamentos que oferecem uma ótima eficiência se dimensionados e instalados da forma correta. Por isso, a ajuda de um profissional especializado é essencial para uma correta aquisição. Já os secadores de membrana são indicados para aplicações pontuais que exigem menor vazão de ar.

Secador por Adsorção ID

Secador de Membrana IDK

Secador de Membrana IDG

2. Drenos automáticos

Os drenos automáticos trabalham de forma rápida e eficaz, garantindo que a rede fique livre de condensados. Existem dois tipos de drenos automáticos: o elétrico e o convencional. O elétrico é composto por uma válvula que atua através de um temporizador regulável que pode ser ajustado de acordo com as necessidades de drenagem. O convencional é composto por uma válvula acionada mecanicamente por uma boia quando o nível de condensado alcança o limite máximo do copo.

É um produto simples, leve e de baixo custo, que pode ser instalado em todos os pontos de acúmulo de condensado, como vasos de pressão e pontos de fim de linha de ar.

A SMC dispõe da série AD para os drenos automáticos convencionais, e da série ADM para os drenos elétricos.

Dreno Automático AD

Separador de Condensado AMG

3. Separadores de condensado

O separador de condensado trata o ar comprimido separando a água presente no ar. A separação é realizada por meio de um elemento metálico contra o qual o ar colide, fazendo com que o condensado seja removido, levando com ele outras impurezas provenientes do compressor e/ou da tubulação.

Seu funcionamento baseia-se na ação combinada da força centrífuga e de impacto. Sua eficiência de separação é de até 99,99%. A SMC oferece aos seus clientes os separadores de condensado da série AMG.

4. Filtros para linha primária

Com um único elemento filtrante, os filtros para linha primária removem água, óleo e partículas da linha de ar comprimido, com uma eficiência de 99%. O equipamento tem como principal função a filtragem do ar da linha primária e seu elemento trabalha também como um separador de condensado.

A SMC oferece aos seus clientes os filtros de linha primária da série AFF, que otimizam a ocupação do espaço no seu processo industrial, não só por se tratar de um produto compacto, mas também por fazer as funções de filtro de linha e separador de condensados.

O modelo também já possui dreno automático e indicador de saturação em sua versão standard. O indicador facilita o monitoramento de saturação do elemento filtrante. A vazão tem capacidade de fornecer até 14.000 l/min.

Filtro de Linha Primária AFF

Com a aplicação da solução mais adequada ao seu processo produtivo você aumentará a vida útil dos equipamentos, terá um melhor funcionamento dos componentes e, consequentemente, maior eficiência no processo como um todo. Se quiser mais informações sobre os produtos e formas de aplicação, entre em contato conosco ou consulte o representante SMC da sua região.