A energia elétrica é indispensável para qualquer indústria e seu uso está presente em praticamente todos os processos. Um deles em especial representa cerca de 20% do consumo de energia de uma fábrica. Você sabe qual é? É a geração de ar comprimido. Com tamanha importância, otimizar o uso desse recurso tornou-se um fator de eficiência e competitividade.

Conscientizar as pessoas para o correto uso do ar comprimido é o primeiro passo para se alcançar bons resultados na redução de custos com a geração desse fluido. A SMC, por meio do programa Energy Saving, está focada em trazer esse conceito para seus clientes, e dessa forma ajuda-los a implementar as melhorias necessárias.

Veja a seguir cinco maneiras de reduzir o consumo de energia apenas cuidando das linhas de ar comprimido. Vale lembrar que, mesmo após otimizar o seu processo, é preciso um monitoramento constante, a fim de garantir que as soluções aplicadas continuem a surtir efeito.

Pressostato Digital ISE70
1. Pressão e fluxo na linha
A queda de pressão na linha de ar pode ser causada pela saturação dos elementos filtrantes ou por uma instalação inadequada da rede. Quando isso acontece, os compressores precisam ficar ligados por mais tempo para suprir esta perda e isso gera um consumo excessivo e constante o que, consequentemente, provoca maior consumo de energia.

Projetar uma rede primária e/ou secundária de forma adequada e instalar equipamentos que possam monitorar a pressão e a vazão dos filtros utilizados nas linhas de ar podem reduzir e até eliminar esse tipo de problema.

Produtos que podem ser utilizados:

  • Pressostatos digitais das séries ISE30, ISE50 e ISE70
  • Fluxostatos digitais para ar comprimido da série PF3A
2. Tempo ocioso de máquina
O simples fato de interromper o fornecimento de ar quando os equipamentos não estão operando pode resultar em grande economia, principalmente quando a fábrica possui intervalos em seu processo produtivo.

Para isso, basta instalar uma válvula de controle na entrada do equipamento, que tem a função de fechar e abrir automaticamente a alimentação de ar de acordo com sua operação. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de desperdício que possa haver devido aos vazamentos existentes no equipamento.

Produtos que podem ser utilizados:

  • Válvulas das séries VG, VP e AV
3. Sopro de ar comprimido
A utilização de bicos adequados e com controle de pressão pode otimizar o sopro de ar que é facilmente encontrado em diversos processos produtivos.

Instalar reguladores de pressão ao sistema de sopro faz com que, com uma pressão menor, seja possível atingir uma força de impacto adequada ao processo.

Produtos que podem ser utilizados:

  • Reguladores de pressão da série AR
  • Bicos de sopro da série KN
4. Vazamentos de ar comprimido
Vazamento é sinônimo de desperdício e ninguém quer isso em sua linha de produção. No entanto, eles correspondem a 25% do consumo energético do compressor, ou seja, ¼ do ar gerado pelo compressor é utilizado apenas para alimentar vazamentos.

Para evitar isso, é necessário monitorar e identificar os vazamentos, seja de forma visual, por meio do ruído gerado, ou com aparelhos de ultrassom. Em sua grande maioria, os vazamentos estão presentes em componentes pneumáticos de fácil substituição e de baixo custo, o que justifica ainda mais a sua eliminação.

Produtos que podem ser utilizados:

  • Fluxostato digital para ar da série PF3A

  • Pressostato digital da série ISE20

5. Geração de vácuo
O vácuo é muito utilizado principalmente para transporte e manipulação de materiais. A solução mais simples para esse processo é aplicar geradores de vácuo que possuam o sistema de economia de energia.

A SMC possui geradores inteligentes e de alta eficiência, que utilizam menos ar e que interrompem completamente a geração do vácuo no momento em que detectam que a peça está na posição. Dessa forma, eles podem controlar a sua comutação conforme a variação da pressão de vácuo.

Produtos que podem ser utilizados:

  • Geradores de vácuo das séries ZK2, ZH e ZL
  • Geradores de vácuo para transporte da série ZH*X185
Para aplicar qualquer uma dessas soluções na sua indústria, entre em contato com a nossa equipe ou procure um representante SMC na sua região.