A eletricidade estática está presente nos mais diversos tipos de materiais e processos, o que pode ocasionar problemas de produtividade nas indústrias. Exemplos disso são a adesão de poeiras indesejadas, a absorção de folhas múltiplas em processos de manipulação por vácuo, desconforto e até mesmo acidentes de trabalho devido a descarga elétrica em operadores e queima de componentes eletrônicos durante processos de montagem.

Uma das alternativas da SMC para neutralização da eletricidade estática é a série IZF de ionizadores. As principais características desta série são a simplicidade de operação, rápido balanceamento das cargas e longo alcance de neutralização. Ionizador tipo ventilador - série IZF - SMC BrasilBasta ligar na energia elétrica e ajustar a velocidade e o fluxo de ar. Em décimos de segundos a eletricidade é balanceada.

Agora esta série está ainda mais completa, com o lançamento do IZF10R, modelo que possui entrada e saída digitais que permitem monitorar o status de funcionamento do ionizador. Além disso, o IZF10R tem ajuste de fluxo em quatro níveis diferentes, possibilitando o controle de fluxo independentemente da distância permitida sem diminuir a eficiência de neutralização.

Veja na tabela ao lado as diferenças entre os dois modelos desta série.

Ionizador IZF31

Ionizador IZF31

Ionizador IZF10R

Ionizador IZF10R

Aplicação

Veja a seguir alguns exemplos de aplicação para neutralização de eletricidade estática durante os processos de produção.

Placas de circuito impresso

Placas de circuito impresso

Previne descarga elétrica e posterior queima de componentes durante a montagem, além da aderência de poeira que ocasiona falhas no funcionamento.

Embalagem

Embalagem

Evita aderência de produto na embalagem, o que pode ocasionar falha no processo de solda e selagem.

Garrafa PET

Garrafa PET

Evita aderência da poeira, descargas elétricas nos operadores e travamento das garrafas na esteira.

Filme flexível

Filme flexível

Evita falhas durante o processo de rebobinamento, descarga elétrica em operadores, além de prevenir aderência da poeira.